O que é ametropia?

Erro na refração ocular que causa a perda da nitidez da imagem na retina. São elas:

Miopia: Uma pessoa que sofre com miopia não consegue enxergar objetos distantes, sua visão apresenta embaçamento e dificuldade de foco. Isso porque os olhos do míope são muito longos ou com curvaturas incomuns, fazendo com que os raios de luz se concentrem apenas à frente da retina.

Hipermetropia: Uma pessoa hipermétrope enxerga ao longe com nitidez, mas os objetos próximos são visualizados de forma desfocada. Isso acontece principalmente porque o olho do desta pessoa é um pouco menor do que o normal e isso concentra a luz na parte posterior da retina.

Astigmatismo: Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina, fazendo com que as pessoas enxerguem de forma distorcida.

Presbiopia: Também conhecido como "vista cansada", o distúrbio ocorre com o envelhecimento da pessoa, normalmente em torno dos 40 anos. É causado por vários fatores e prejudica a focalização em objetos por perto. Pacientes com hipermetropia ou diabetes podem apresentar presbiopia precocemente, por volta dos 35 anos.

1.

Quais são os sintomas da ametropia?

  • Visão embaçada de perto ou imagem distorcida
  • Dificuldade de identificar objetos distantes
  • Dificuldades para assistir filmes, ler livros ou dirigir automóveis
  • Problemas de visão aumentam durante à noite
  • Dores de cabeça ou vista cansada
  • Sensação de peso em volta dos olhos, ardor ou vermelhidão
  • Lacrimejamento ou tensão ocular
  • A visão parece melhorar ao “apertar” um pouco os olhos
  • A acuidade visual mede como as pessoas enxergam em determinadas distâncias
  • A tonometria mede a pressão interna do globo ocular

A ametropia pode ser corrigida com uso de óculos, lentes de contato e cirurgia a laser (refrativa). Enquanto, óculos e lentes de contato são tratamentos mais convencionais, a médio ou longo prazo, com possibilidade de variações em cada caso, a cirurgia refrativa é um procedimento simples, feita em minutos, e com recuperação rápida.

Logo após a finalização do procedimento, o paciente já vai perceber uma melhoria significativa na visão. No início, enxerga-se com uma névoa à frente, como se estivesse em uma sauna. Mas, já no primeiro dia, esta “névoa” se dissipa e a visão, de forma geral, melhora progressivamente durante a semana.

Nas primeiras horas, o paciente também sentirá uma leve ardência e a sensação de cisco nos olhos, levando a um lacrimejamento. O uso do colírio indicado pelo especialista vai amenizar os problemas e os incômodos oculares.

O paciente não deve coçar ou esfregar os olhos durante a recuperação. Isso pode danificar os resultados da cirurgia.

O procedimento é simples, com recuperação rápida e sem a necessidade de tampões ou curativos. O paciente usará apenas uma lente de contato, para proteger a córnea, que será retirada após a primeira consulta no pós-operatório.

 
WhatsApp