O que é Transplante de Córnea?

O transplante de córnea é uma cirurgia que substitui a córnea doente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão ou corrigir perfurações oculares.

1.

Para quem é indicado o Transplante de Córnea?

O transplante de córneas é indicado para quem perdeu a transparência da córnea, seja ela por trauma ou por doença. O paciente recebe-a de um doador em sua totalidade (ceratoplastia penetrante) ou parte dela (ceratoplastia lamelar).

Primeiro, o paciente que deseja realizar o transplante de córneas deve passar por um oftalmologista especializado nesse procedimento cirúrgico. Se necessário, o médico solicitará o pedido da cirurgia junto ao Sistema Estadual de Transplantes. Dessa forma, o órgão público irá informar a posição em relação a fila de espera (é por ordem cronológica).

Com duração aproximada de uma hora, a cirurgia é realizada após uma anestesia local. Quanto ao procedimento durante o transplante, pode variar em três modalidades: penetrante, lamelar e endotelial. Para o penetrante, todas as camadas da córnea são retiradas e transplantadas. Já no lamelar, somente as mais externas precisam ser implantadas, enquanto o endotelial se consiste no processo de substituição somente das partes mais internas da córnea.

O resultado da cirurgia de transplante de córneas é progressivo, mas exige tempo de recuperação. É importante manter o acompanhamento médico e seguir todas as recomendações. Feito isso, a visão será restabelecida em alguns meses.

 
WhatsApp