Horário de Atendimento
- Seg-Sex 09:00 - 18:30
Sábado 09:00 - 13:00
Domingo Fechado
Informações de Contato
-
Telefone: (11) 2076-6500
- contato@clinicalode.com.br
Entre em contato!
Mensagem enviada com sucesso!
Desculpe, algo deu errado, tente atualizar a página e enviar o formulário novamente.
O que é catarata?
A catarata é uma patologia nos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. A doença se apresenta com um embaçamento progressivo na visão que pode levar à visão subnormal ou, até mesmo, à cegueira. Pode afetar os dois olhos ou apenas um e, na maioria das vezes, se desenvolve lentamente.
Muitos fatores causam a catarata, mas os principais motivos são: traumatismos, idade avançada, diabetes mellitus (tipo I e tipo II), uveítes ou uso de medicamentos.
Quais são os sintomas da catarata?
- Visão embaçada de perto ou imagem distorcida
- Visão com brilho e maior sensibilidade às luzes
- Dificuldade em realizar atividades rotineiras
- Dificuldade de dirigir à noite, devido ao brilho dos faróis
- Mudanças frequentes na prescrição de óculos
- Visão dupla
- Melhoria da visão de perto com piora progressiva
- Cores desbotadas e sem vida
Exames
- A acuidade visual mede como as pessoas enxergam em determinadas distâncias
- A tonometria mede a pressão interna do globo ocular
- O mapeamento de retina analisa a estrutura da retina, mácula, vasos sanguíneos e nervo óptico
- A biometria ultrassônica mede formato, estrutura interna e tamanho do globo ocular
Estes são alguns dos exames mais comuns para diagnóstico ou no pré-operatório de catarata. Porém, existe uma série de outros procedimentos que podem auxiliar neste processo.
Como tratar?
O único tratamento existente para catarata é cirúrgico. Atualmente, a técnica mais moderna consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado facoemulsificação. Posteriomente, é implantada uma lente intraocular nos olhos dos pacientes.
A técnica evoluiu tanto que permite incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros. Isso dispensa a necessidade de sutura e o paciente pode fazer a cirurgia com anestesia tópica (apenas colírios).
Pós-operatório de catarata
Após a operação, o paciente já sai da sala de cirurgia enxergando, com uma visão mais nítida e bem próxima do esperado. A recuperação total costuma ocorrer cerca de 1 mês depois do procedimento. Em casos de complicações, é necessário agendar nova consulta para conferir os motivos particulares de cada paciente.
O processo de recuperação inclui usar todos os medicamentos prescritos pelo especialista de forma rigorosa e manter os olhos sempre limpos, com objetivo de evitar complicações ou infecções.
Também é preciso manter as mãos longes dos olhos, sem esfregar ou coçar, além de evitar esforços físicos na primeira semana.