O que é glaucoma?

O glaucoma é uma das maiores causas da cegueira no mundo, afetando, principalmente, as pessoas mais idosas. Se caracteriza por desenvolver pontos cegos espalhados pelo campo de visão. Porém, a doença pode ser evitada quando diagnosticada no seu início.

Não é ideal esperar pelos sintomas de perda visual. O comprometimento causado pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenido ou atrasado com o tratamento adequado.

Existem 4 tipos de glaucoma:

Glaucoma de ângulo aberto (crônico): Mais recorrente em pessoas com mais de 40 anos de idade. A causa principal deste tipo é uma drenagem lenta de um líquido chamado humor aquoso, provocando aumento da pressão intraocular e perda do campo visual.

Glaucoma de ângulo fechado (agudo): Neste tipo de patologia, os pacientes tem um intervalo muito estreito entre a córnea e a íris, o espaço existente entre a córnea e a íris dos pacientes e o olho não consegue drenar o humor aquoso. Isso aumenta a pressão intraocular.

Glaucoma secundário: Muitas complicações podem resultar no desenvolvimento desse tipo de glaucoma, como, pacientes com catarata, traumatismos, diabetes, inflamação ocular e uso de corticóide.

Glaucoma congênito: Este tipo afeta crianças e recém-nascidos que já nascem com córnea opaca e globos oculares inchados.

Quais são os sintomas do glaucoma?

• Perda progressiva da visão periférica lateral (visão tubular)
  • O paciente começa a tropeçar em objetos rasteiros (resultado da perda da visão periférica)
  • Visão escurecida quando o paciente levanta rápido demais
  • Dor intensa e súbita nos olhos
  • Visão comprometida ou embaçada
  • Olhos vermelhos, com aparência inchada
  • Opacidade na córnea
  • Aumento de um olho ou de ambos os olhos
  • Forte sensibilidade à luz
  • Lacrimejamento
  • Dores de cabeça acompanhadas de náuseas e vômitos.
  • A acuidade visual avalia formato e curvatura da córnea
  • A tonometria mede a pressão interna do globo ocular
  • A campimetria diagnostica doenças e acompanha a evolução ou piora do paciente durante o tratamento
  • O estereofoto de pupila fotografa e registra nervo óptico ou papila e ajuda no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma

Estes são alguns dos exames mais comuns para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma. Porém, existe uma série de outros procedimentos que podem auxiliar neste processo.

O glaucoma é uma doença silenciosa e quando os sintomas ficam mais claros, o paciente, geralmente, já está sofrendo com comprometimento visual irreversível. Neste caso, prevenir é sempre a melhor opção, realizando os exames anuais.

Quando é descoberta em um estágio inicial, a patologia pode ser controlada ou estabilizada, eliminando o risco de cegueira.

O tratamento consiste em diminuir a pressão intraocular, com colírios, uso de medicamentos via oral e, se preciso, intervenção cirúrgica.

Tipos de cirurgia para o tratamento - iStent Glaukos

Iridotomia/Iridectomia a laser - Faz um pequeno furo na íris, membrana que fica entre a córnea e o cristalino, com o objetivo de diminuir a pressão intraocular para prevenir contra o desenvolvimento do glaucoma de ângulo fechado.

Iridoplastia ou gonioplastia -Técnica utilizada para diminuir o contato entre a íris e a córnea, abrindo o local onde ocorre a drenagem do humor aquoso em casos de glaucoma de ângulo fechado.

Antes do procedimento são prescritos colírios e, de 7 a 10 dias depois, anti inflamatórios são usados.

Trabeculoplastia a laser - Procedimento que reduz a pressão intraocular de pacientes com glaucoma de ângulo aberto. Melhora a drenagem e o escoamente do humor aquoso, diminuindo a necessidade do uso de colírios.

Procedimentos ciclodestrutivos - Utilizam o laser para reduzir a pressão intraocular, diminuindo a produção do humor aquoso. Alguns exemplos são ciclocrioterapia, ciclofotocoagulação transescleral e a ciclofotocoagulação endoscópica com laser diodo.

O tempo de recuperação depende da técnica cirúrgica utilizada e pode levar de alguns dias à algumas semanas.

O paciente deve ficar atento aos cuidados básicos com a higiene e seguir as orientações do médico, utilizando regularmente os medicamentos e colírios prescritos.

Mudar os hábitos do dia a dia também ajudam a conviver melhor com a doença. Tenha uma dieta saudável, hidrate-se, evite exageros no consumo de cafeína e exercite-se regularmente e com moderação. Dessa forma, é possível controlar a pressão intraocular.